Soluções TEB em eletrocardiografia: um ponto a ser considerado no combate à COVID-19 entre esportistas recreativos.
Após dois(2) anos de pandemia, muitos brasileiros se recuperaram da Covid-19 no País. No entanto, médicos e especialistas ainda investigam quais são as possíveis sequelas deixadas pela doença.
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), os principais danos acometem o pulmão, o coração e o sistema neurológico após a fase aguda da doença.
Em artigo publicado no dia 29 de janeiro de 2022 no portal UOL, se comentou acerca dos efeitos que a doença covid-19 pode deixar no coração de quem a contraiu.
Trazendo a palavra do médico cardiologista Raniere Cabral, que atua no Hospital do Coração de Alagoas que diz “a infecção por covid-19 é algo para se ficar de olho, especialmente no caso de atletas e esportistas competitivos (não amadores), embora não possam ser ignorados pelos esportistas recreativos, que se submetem a exercícios físicos de leve a moderada intensidade, pois o acometimento cardíaco na covid-19 pode chegar a 16% dos casos e os motivos são vários”.
O comentário do especialista, portanto, faz-nos questionar não só como a atividade física pode reduzir as sequelas de quem contraiu o vírus, mas sobretudo, como a intensidade desses exercícios podem gerar efeitos reversos, já que como aponta Cabral: “É de conhecimento geral que exercícios físicos vigorosos podem levar à morte súbita em indivíduos com doenças subjacentes não diagnosticadas, muitas delas de origem genética. Entre as patologias adquiridas, a doença arterial coronariana e a miocardite, foco especial dessa pandemia, estão entre as que mais podem levar à morte súbita”.
Lembra ainda o especialista que no contexto atual de pandemia por um vírus que pode levar a alterações cardíacas micro ou macroestruturais, essa avaliação médica deve ser feita antes de reiniciar a prática de exercícios, independentemente de ter sido leve, moderada ou grave, mas com aprofundamentos diferentes.
Mas, afinal, que soluções os departamentos médicos dos clubes esportivos profissionais e recreacionais podem recorrer nesse caso? A resposta está nos TEB, ou melhor, aparelhos tecnológicos, com foco em eletrocardiografia.
Já falamos aqui que as doenças cardiovasculares ou do coração são, majoritariamente, todas as alterações patológicas que afetam o coração e/ou os vasos sanguíneos, incluindo também os problemas estruturais e coágulos. Dentre as mais comuns, estão: Hipertensão, Infarto agudo do miocárdio, Insuficiência cardíaca e outras.
E para tratá-las, é necessário estar atento aos seguintes passos:
- Conhecer o histórico familiar.
- Ecocardiografia.
- Teste ergométrico.
- Monitorização ambulatorial de pressão arterial – MAPA.
- Cintilografia do Miocárdio
Em Uma pesquisa realizada pela LinkMed, que tinha à frente profissionais que entregam soluções em dispositivos médicos na área da eletrocardiologia concluiu que com o avanço da vacinação contra covid-19 no Brasil, a doença causada pelo coronavírus deixou de ser a principal causa de morte no país desde a segunda quinzena de outubro.
A pesquisa foi pautada nos dados dos cartórios de registro civil obtidos no portal da transparência da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, que entre 16 e 31 de outubro de 2021, registrou as principais causas de morte por doença no Brasil:
- AVC – 4.220 óbitos
- Infarto – 4.176
- Causas cardíacas inespecíficas – 4.107
- Covid-19 – 3.605.
Desse modo, como ocorria antes da pandemia de covid-19, as doenças cardiovasculares voltaram a ocupar o topo na lista das causas de morte dos brasileiros, o que não ocorria desde o fim de abril de 2020.
Tendo isso em vista, a LinkMed oferece equipamentos e soluções em cardiologia das marcas mais conceituadas do mundo. E se você atua nos departamentos médicos dos clubes esportivos profissionais, não pode deixar de conhecer. Confira aqui soluções TEB em eletrocardiografia.
