Diferenças entre pressão arterial central e pressão arterial periférica
A cada batida, o coração bombeia sangue para o corpo, fornecendo nutrientes e oxigênio. Durante esse processo, o sangue que circula faz pressão contra a parede dos vasos sanguíneos. A força dessa pressão recebe o nome de pressão arterial.
Quando elevada, a pressão arterial, aqui chamada hipertensão, pode ocasionar problemas de saúde como AVC, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.
As principais causas da hipertensão são o stress, o excesso de peso, ingestão excessiva de sal, álcool e tabagismo. Dessa forma, para manter a pressão arterial controlada e, portanto, evitar a hipertensão, é imprescindível adotar hábitos saudáveis no dia a dia, além de consultar um médico que vai indicar a medicação para reduzi-la.
Como medir a pressão arterial
Estar ciente da sua pressão arterial, colesterol, açúcar no sangue e índice de massa corporal, é fundamental para prevenir doenças cardíacas. Mas, afinal, como medir a pressão arterial? Confira o passo a passo abaixo:
- Sente-se em uma área confortável e silenciosa durante cinco minutos antes de medir a pressão arterial.
- Confira o tamanho da braçadeira. Se for muito grande ou muito pequena, pode levar a uma leitura imprecisa.
- Posicione a braçadeira ao nível do coração e o braço deve ser apoiado sobre uma mesa ou apoio de braço.
- A pressão arterial é registrada como uma média de, pelo menos, duas medições.
- A pressão arterial normal não deve exceder 130 a 140 mmHg sistólica e 80 a 90 mmHg diastólica, a depender da idade.
No que diz respeito às tipologias, a pressão arterial pode ser classificada de duas formas: central e periférica.
Diferenças entre a pressão arterial central e a pressão arterial periférica
Enquanto a Pressão Arterial Central (PAC) se caracteriza como a pressão exercida pela coluna sanguínea, a cada momento, nas artérias aorta e carótidas e, portanto, sendo assim um marcador mais relacionado com a morbi-mortalidade cardiovascular. A Pressão Arterial Periférica (PAP) é uma medida indireta da rigidez arterial e está relacionada com a mortalidade cardiovascular. No entanto, a PAP configura uma medida de forma indireta aos problemas cardiovasculares se comparada à PAC.
Como medir a pressão arterial central e a pressão arterial periférica?
Tanto a PAC quanto a PAP podem ser medidas de forma rápida e eficaz com o uso do aparelho Dyna-MAPA AOP, que proporcionam maior precisão diagnóstica e ajudam a otimizar o tratamento de seus pacientes. Ao usar o Dyna-MAPA AOP, o médico consegue mapear as seguintes informações:
- Pressão arterial central;
- Débito cardíaco (DC);
- Pressão arterial diferencial central;
- Resistência periférica;
- Velocidade de onda de pulso;
- Coeficiente de reflexão;
- Índice de amplificação;
- Pressão incremental;
- Alx@75 (90% intervalo de confiança).
Ficou interessado(a)? Garanta maior precisão nos seus diagnósticos com o Dyna-MAPA AOP, contate um dos nossos especialistas.
