Inovação Brasileira na Saúde Neonatal: Preemie-Test, o Aparelho que Avalia Idade Gestacional para Salvar Bebês Prematuros

Inovação Brasileira na Saúde Neonatal: Preemie-Test, o Aparelho que Avalia Idade Gestacional para Salvar Bebês Prematuros

O Preemie-Test, um dispositivo inovador desenvolvido no Brasil pela empresa Olidef, especializada em equipamentos neonatais, está revolucionando a saúde neonatal.

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), este aparelho avalia de forma quase instantânea a idade gestacional e a maturidade pulmonar de recém-nascidos prematuros. A idade gestacional é um fator crucial para determinar os protocolos médicos a serem seguidos, variando de acordo com a semana de gestação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como prematuros os bebês que nascem antes de completar a 37ª semana de gestação. No Brasil, cerca de 55% dos 3 milhões de partos realizados anualmente têm a idade gestacional desconhecida ou imprecisa, muitas vezes devido à falta de ultrassom obstétrico adequado. O Preemie-Test surge como uma solução para esse problema, podendo ser utilizado por profissionais de saúde de diversas áreas, desde parteiras a médicos obstetras e neonatologistas.

O Preemie-Test é um dispositivo compacto, pouco maior que uma caneta esferográfica. Ele utiliza um algoritmo de inteligência artificial e luz de LED para analisar a reflexão e a absorção da luz na pele do recém-nascido. O procedimento é simples e rápido, exigindo apenas que o aparelho seja pressionado contra a pele do bebê, especificamente no pé, para realizar a medição.

Além de determinar a idade gestacional, o Preemie-Test também avalia a maturidade pulmonar dos recém-nascidos. Esta é uma informação crucial, pois o pulmão é o último órgão a se desenvolver durante a gestação. Se o pulmão não estiver completamente desenvolvido no momento do nascimento, medidas de cuidado e atenção especiais são necessárias para garantir o desenvolvimento adequado do pulmão do bebê.

O Preemie-Test demonstrou uma precisão de 90% em seus resultados, uma taxa significativamente mais alta do que a obtida por meio de ultrassom. A inteligência artificial do aparelho permite que ele se autotreine, melhorando sua precisão à medida que é exposto a mais e mais casos. Apesar de suas limitações, como a necessidade de uma medição perpendicular e a inaplicabilidade em bebês com malformações, o Preemie-Test representa um avanço significativo na saúde neonatal.

Recém-aprovado pela Anvisa, o Preemie-Test está agora disponível no mercado e a Linkmed Soluções Médicas é representante exclusiva da Olidef em Pernambuco, paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte. O seu valor é considerado razoável no contexto médico, onde um dia de internação na UTI pode custar até R$ 9 mil. Além disso, espera-se que o preço do dispositivo diminua à medida que a produção seja transferida para o Brasil.

Consulte nossos representantes e conheça mais sobre o Preemier-Teste, da Olidef.

Endereço: Recife - Rua Estado de Israel, 334, Ilha do Leite, Recife/PE - CEP: 50070-420
E-mail: vendas@linkmedequipamentos.com.br
Fones: (81) 9 9978-7308 | (81) 3423-4397

Metatags: Preemie-Test, Saúde Neonatal, Bebês Prematuros, Idade Gestacional, Maturidade Pulmonar, Tecnologia na Saúde, Inovação na Medicina, Inteligência Artificial na Saúde, Anvisa, Cuidados com Recém-Nascidos, Saúde no Brasil, Tecnologia Brasileira, Saúde Materno-Infantil, Assistência ao Parto, Tecnologia Médica, Equipamento Médico, Saúde Pública, SUS, Prematuridade, Gestação, Neonatologia, Obstetrícia, Parto Prematuro, UTI Neonatal.

Utilizamos cookies e outras tecnologias para garantir uma melhor experiência pra você!
Ao continuar navegando, entendemos que concorda com a nossa Política de Privacidade.
WhatsApp