Telemedicina: como funciona no Brasil e quais serviços oferece?
Na era da Inteligência Artificial (IA) e da Internet das Coisas (IOT) tudo parece mais fácil. Em especial agora que a humanidade enfrenta desafios na saúde pública, como a pandemia do coronavírus e a nova variante de varíola, conhecida como “varíola dos macacos”, avanços tecnológicos como os citados se fazem ainda mais necessários, já que facilitam a comunicação à distância. É nessa conjuntura que surge a telemedicina, como alternativa de solução médico-hospitalar.
Mas, afinal, o que é a telemedicina?
A telemedicina se trata de um processo avançado para monitorar pacientes, facilitar a troca de informações médicas e a análise de exames, que são entregues de forma digital, dando apoio a medicina clássica, isto é, como já a conhecemos.
A telemedicina no Brasil
O serviço de telemedicina no Brasil, está sendo disseminado por startups, instituições de saúde e empresas focadas em soluções médico-hospitalares, principalmente por facilitar a emissão de laudos online e o atendimento médico à distância.
No âmbito nacional, a telemedicina pode ser subdividida em em alguns ramos e/ou serviços, como teleassistência, teleconsulta, teleducação e a emissão de laudos à distância.
Teleassistência
Na teleassistência, o paciente é monitorado em seu próprio domicílio ou em um centro de saúde local por um médico ou qualquer outro profissional de saúde que se comunique com outros profissionais à distância. Aqui o foco é no bem-estar do paciente, aumentando a eficácia do sistema.
Teleconsulta
Já nesse caso, o uso mais comum é quando feito entre médicos. Por exemplo, quando um clínico-geral busca assistência de um especialista, como uma segunda opinião no diagnóstico, um medicamento mais indicado ou até mesmo orientações ao vivo sobre a realização de um procedimento. No Brasil, a prática da teleconsulta entre médico e paciente foi viabilizada durante a pandemia de Covid-19.
Tele-educação
Para aqueles que desejam seguir carreira na área de saúde, bem como palestrantes e software as a service focados no setor médico-hospitalar, a teleducação surge como ruptura no modelo tradicional de ensino. Por meio dela, conteúdos educacionais são transmitidos à distância ou off-line com o intuito de qualificar e educar.
Emissão de laudos à distância
Nessa modalidade de telemedicina, o exame pode ser realizado em qualquer lugar e laudado por especialistas conectados à internet. Dessa forma, é possível ter acesso facilitado aos melhores médicos do país.
De modo geral, a telemedicina configura um avanço significativo no setor médico-hospitalar e parecer promissor mesmo em cenários pós-pandêmicos, já que impulsiona a produtividade e eficácia no setor de saúde.
